Actividades / Tradições

JOGOS TRADICIONAIS:

“Nascemos com impulso lúdico. Desde sempre o homem jogou… Mas façamos uma última pergunta: Para que joga o homem? A resposta é, e só pode ser esta: para vencer. Numa palavra, o homem joga pelo prazer que o jogo lhe dá, mas o prazer implica uma finalidade sem a qual deixa de o ser. Essa finalidade é a vitória. Ideia, aliás, que se exprime num dito frequente a propósito do jogo das cartas: ninguém gosta de perder, nem a feijões.”

Excerto retirado do livro “O Mundo fascinante do Jogo”- António Cabral – Editorial Notícias, Setembro de 2002

 

JOGO DO PIÃO:

Este é um jogo antiquíssimo que ainda hoje se joga em Portugal. O pião tem a forma de um cone onde na parte superior (em madeira) é boleado, tendo no centro e em cima uma pequena cauda. Na parte inferior é rematado com uma ponta metálica.

Espaço de jogo: Um círculo com cerca de 1,50m de raio, para onde todos os participantes deverão lançar o seu pião, segundo uma ordem previamente sorteada.

Objectivos: Conseguir lançar o pião de forma a que gire no chão durante algum tempo arredando para fora do círculo o(s) pião(ões) que lá tiver(em) ficado e simultaneamente saindo também para continuar em jogo . Depois da 1ª rodada de lançamentos, começará o jogo, tendo como objectivo deitar fora do círculo, os pião(ões) lá deixado(s).

Nº de participantes: Variável

Material: Um pião e um cordel por participante

Preparação e lançamento do pião: O cordel enrola-se à volta do pião, começando a enrolar da ponta até ao meio do pião. sobrando um bocado que chegue para pôr à volta da mão.Depois pega-se na pontinha do cordel e lança-se ao chão, com um movimento de pulso. O pião irá girar, devido à força e ao jeito com que se puxar repentinamente o cordel, imprimindo-lhe um movimento de rotação.

Desenvolvimento: Depois da 1ª rodada de lançamentos, começará o jogo, tendo como objectivo deitar fora do círculo, o(s) pião(ões) lá deixado(s).
O(s) jogador(es) cujo pião ficar dentro do círculo ficará(ão) “de fora”, deixando lá o pião que os outros jogadores, um de cada vez, procurarão atirar para fora do círculo tentando “picá-lo”. O jogador que o conseguir fazer ganhará 50 pontos.

Nota:
O pião poderá ser “aparado” (apanhado do chão, com a mão, enquanto gira e mantê-lo a girar na mão) pelo jogador que o lançou, e que depois de o fazer dançar na mão, o tentará lançar novamente, na tentativa de “picar” o(s) que se encontra(m) dentro do círculo, empurrando-o(s) para fora e simultaneamente saindo também, para continuar em jogo.

Regras:
1 – Os lançamentos são feitos de acordo com a ordem sorteada e sempre um de cada vez
2 – O jogo é constituído por 3 séries de lançamentos, portanto, cada jogador terá 3 tentativas para “picar” o pião no interior do círculo
3 – Se o(s) pião(ões) que está(ão) “de castigo” não for(em) atingido(s) sai(aem) do castigo ficando “de castigo” o(s) que tiver(em) ficado dentro do círculo.
jogo_piao1

OUTRAS ACTIVIDADES:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

five × four =